5 Coisas Essenciais para Trabalhar Remotamente

Esqueça aquela imagem glamourosa das redes sociais de alguém trabalhando remotamente em uma praia ensolarada, tomando um coquetel decorado com um guarda-chuvinha colorido. Você pode até desfrutar desse momento de vez em quando, mas só depois de passar várias horas na frente do laptop tentando cumprir todas as suas tarefas.

Se você leva o trabalho remoto a sério – e, por isso, não estou falando de um fim de semana fora, mas sim de períodos mais longos longe do escritório tradicional – é essencial estar bem preparado antes de chegar ao seu próximo destino.

Aqui estão os cinco itens que eu jamais deixo para trás ao viajar para trabalhar de um novo local.

1. Um HD externo confiável

Não confie apenas no seu laptop. Não importa o quanto você pagou, a marca ou se acabou de comprá-lo antes de embarcar para outra cidade ou país. Às vezes, ele simplesmente para de funcionar. Para evitar problemas, tenha sempre um backup das suas pastas principais salvo em um HD externo.

Isso inclui logos de clientes, guias de identidade visual e todos os projetos que você pretende trabalhar nos próximos dias. Caso o seu laptop apresente defeito e precise ser enviado para conserto, você ainda terá acesso ao seu material em uma biblioteca pública, café com internet ou computador emprestado. Lembre-se: clientes raramente entendem problemas técnicos quando há prazos em jogo.

2. Um plano B para o Wi-Fi

Reservou um Airbnb ou hotel que prometia o Wi-Fi mais rápido do mundo? Não confie cegamente nisso. Mesmo acomodações modernas podem ter dificuldades em oferecer uma conexão decente para quem trabalha remotamente. Na maioria das vezes, o Wi-Fi gratuito é voltado para turistas que só querem navegar casualmente.

Por isso, hotéis e anfitriões de aluguel de temporada muitas vezes não oferecem uma internet de alta velocidade para quem precisa fazer upload de arquivos grandes, por exemplo. O melhor jeito de se precaver é checar com sua operadora de celular quais são os custos para usar dados móveis no exterior e procurar planos que permitam o compartilhamento de internet para o seu laptop. Assim, se o Wi-Fi local falhar, você terá uma alternativa confiável.

3. Adaptador universal de tomada

Pode parecer óbvio verificar o tipo de tomada do seu destino e comprar um adaptador antes de viajar, mas nem sempre as coisas são tão simples.

E aqui vai uma dica extra: carregue seu adaptador universal na bagagem de mão. Já precisei pagar US$ 85 por um no aeroporto depois de descobrir que minha mala havia sido extraviada.

4. Fones de ouvido com cancelamento de ruído

Aeroportos, estações de trem e cafés podem ficar muito movimentados, e os anúncios constantes e crianças gritando podem ser bastante distrativos.

Para manter o foco, invista em um bom par de fones de ouvido com cancelamento de ruído para eliminar os sons ao redor. E lembre-se: o contrário também vale. Ninguém quer ouvir seus clientes falando sobre planilhas e orçamentos enquanto tentam desfrutar de um café tranquilamente.

5. Um power bank potente

Power banks são itens essenciais para quem trabalha remotamente por um motivo simples: se a eletricidade falhar ou a bateria do seu laptop ou celular estiver prestes a acabar, você não quer ficar desesperado procurando uma tomada disponível.

Isso é ainda mais importante em espaços compartilhados ou aeroportos, onde a quantidade de tomadas pode ser limitada por questões de segurança.

Esqueça os power banks pequenos e bonitos. Opte pelos modelos com maior capacidade e velocidade de carregamento, mesmo que custem mais do que você gostaria de gastar. Você me agradecerá depois!

Scroll to Top